Esta semana passou-se muita coisa por aqui que quero partilhar contigo.
Sábado foi a minha última aula com a turma do meu primeiro curso online Shopify – From Zero to Hero.
Digamos que foi uma mistura de sentimentos: por um lado estava triste por chegar ao fim este ciclo, por outro senti-me orgulhoso por conseguir entregar aquilo que prometi.
Posso dizer sem dúvidas que o conteúdo que entreguei durante 7 semanas (sim foram 3 semanas extra relativamente ao programa – over delivery my friend) será suficiente para esta turma de 13 alunos construirem as suas lojas online em Shopify do zero.
Agora é tempo de refletir, tempo de olhar para o que foi bem feito e aquilo que poderá ser melhorado para a próxima turma.
Por enquanto as vagas continuam fechadas para próximas turmas até eu terminar esta reflexão. Mas fica descansado(a), saberás em primeira mão quando as vagas abrirem novamente (desde que não removas a tua subscrição desta newsletter claro 😂).
Agora, relativamente à partilha desta semana, vai ser um pouco diferente do habitual, eu explico porquê.
Se te lembras, na newsletter da semana passada disse-te que iria estar num evento de eCommerce em Londres durante 2 dias. O evento correu bem, a nível de insights houve bastantes e vou partilhar alguns contigo hoje.
A nível de networking, não correu tão bem como queria. Digamos que sou uma pessoa um pouco introvertida e quando se trata de iniciar conversas com desconhecidos, essa não é propriamente a minha praia. Dfinitivamente algo que tenho de melhorar, pois tenho a certeza que perdi excelentes oportunidades de criar conexões e não o fiz devido a este meu lado mais introvertido.
Ainda assim, há uma história curiosa. O primeiro stand que visitei no evento foi o da Shopify (claro tinha que ser né?). A primeira pessoa que meti conversa com uma t-shirt da Shopify era um português (por sinal o único português representante da Shopify cá em Inglaterra). Quais são mesmo as chances de isto acontecer?
Agora vamos a insights que trouxe do evento e que vou partilhar contigo.
➡️ Valores de vendas anuais de 2021 e esperados em 2025 em eCommerce.
2021 – 5 triliões de dólares
2025 – 7.4 triliões de dólares
Estamos a falar de um crescimento de 50% em 4 anos.
➡️ Encontra parceiros de negócio que entendem para onde vão as tendências de mercado. Vais estar um passo à frente da tua concorrência.
Eu dou exemplos do que pode significar um parceiro de negócio: contabilista, gestor de publicidade online, transportadoras, agência de marketing digital… e por ai fora!
Se tiveres os parceiros certos a teu lado e do teu negócio, eles vão ajudar-te também a alavancares o teu negócio (afinal eles ficam também a ganhar com o teu sucesso).
➡️ Utiliza os teus clientes como micro-influenciadores da tua marca.
Digamos que celebridades são macro-influenciadores e os teus clientes são micro-influenciadores. Vamos só ver algumas diferenças entre ambos:
Celebridades terão um preço a pagar bem mais alto, enquanto os teus clientes podes oferecer um produto, um desconto ou outro incentivo que aches que faça sentido.
Celebridades servem maioritariamente para fazer branding da tua marca (embora vendas também aconteçam), mas quando os teus clientes fazem videos a usar os teus produtos imagina o que os amigos dos teus clientes vão fazer a seguir? Yep, provavelmente existe uma grande chance de eles comparem também.
Se tens uma loja online, desafio-te hoje mesmo a a pedires aos teus clientes para fazerem videos a usarem os teus produtos e colocá-los no TikTok.
➡️ Ouve os teus clientes e resolve-lhes os seus problemas.
Isto é das coisas mais desvalorizadas hoje em dia para quem corre um negócio online. Quando tu ouves os teus clientes tu estás a criar uma conexão e mais importante que isso, tu estás a criar oportunidades de criar novos produtos (ou melhorar existentes) para irem de encontro às necessidades dos teus clientes.
Uma das palestrantes no evento, que tem uma loja de moda, disse mesmo que tem um grupo privado no Facebook somente para clientes. É do grupo que surgem ideias para novos produtos, ideias para melhorar produtos e é ali que esta loja online fideliza clientes pois eles sentem que estão a ser ouvidos.
Quando os clientes sentem que são ouvidos, eles sentem-se importantes, sentem-se parte da tua marca. A partir deste momento, pode surgir outra marca semelhante e até com preço mais reduzido, os teus clientes não se vão embora pois eles sentem-se parte da familia.
➡️ If you’re not in it to win it, don’t do it! (Se não estás nisto para ganhar, então não entres sequer).
Este insight nem sequer vou comentar, foi o que bateu mais forte para mim e vou deixá-lo simplesmente assim para refletires.
E agora, depois desta partilha de insights, ainda há tempo para partilha de 2 informações super importantes.
➡️ FINALMENTE a Shopify disponibilizou o Shopify Payments em Portugal. Isto é uma EXCELENTE notícia para quem tem lojas online em Shopify em Portugal. Sabes porquê? Porque as comissões de pagamento vão ser bem mais baixas.
Em média os logistas irão poupar cerca de 2% de comissões em cada compra.
NOTA: Eu preparei um texto com as contas mas ficou super confuso, então decidi não o colocar aqui na newsletter 😂. Achas que deveria gravar um vídeo e colocar no YouTube a divulgar esta novidade e explicar as vantagens?
➡️ Por último e não menos importante, o meu mentor, Roberto Cortez, lançou este fim de semana o seu primeiro livro. O livro “Aprende a vender com marketing digital” está disponível para comprar online através do seu site. Para já é o único local onde podes comprar.
Brevemente será disponibilizado em livrarias também, mas eu no teu lugar não esperava. Não sei até que ponto esta primeira edição não esgota rapidamente.
Eu já comprei o meu e estou a aguardar ansiosamente que chegue cá a casa.
Bom, por esta semana é tudo! Hoje foi um email um pouquinho mais comprido que o habitual, mas é tudo conteúdo que achei importante entregar-te. Por isso se chegaste até aqui, parabéns! 🙂
Desejo-te uma semana com muita energia positiva.