Renovar ou reestruturar uma loja online não é uma decisão que se tome de ânimo leve. Por ser uma tarefa por vezes trabalhosa, que consome tempo ou porque poderá trazer o risco de colocar as vendas em Standby enquanto a renovação é efetuada, leva muitas vezes os donos de negócios e-commerce a adiar esta decisão.
O problema é que o adiamento desta decisão muitas vezes impede um negócio de crescer, assim como de tirar um maior partido dos recursos que existem dentro da estrutura que roda um negócio e-commerce.
Confuso(a)? Deixa-me mostrar-te as 6 principais razões que mostram quando é altura de fazer uma reestruturação ou renovação de uma loja online.
1) O teu negócio mudou ou a marca foi renovada
É comum que um negócio passe por mudanças de uma forma ou de outra, mas o que acontece muitas vezes é essa mudança não ser refletida na renovação da loja online.
Quando a estratégia da empresa muda, a tua marca é renovada ou começa a vender novos produtos ou serviços, a loja online deve acompanhar esta mudança de mãos dadas.
2) A criação ou atualização de conteúdos na loja online é demasiado complexa
Se durante o desenvolvimento da loja online não houver o cuidado de deixar simples a criação e edição de conteúdos, mais tarde os gestores de conteúdo da loja terão desafios desnecessários, que lhes irão consumir demasiado tempo.
Se achas que a gestão de conteúdos da tua loja online consome mais tempo do que devia, então claramente a tua loja online precisa de uma remodelação de forma a simplificar todo este processo.
3) Não consegues ser autónomo e a gestão de conteúdos é dispendiosa
Se toda a base da tua loja online estiver desatualizada, mal implementada e precisas constantemente da ajuda de um programador para atualização, então tens 2 problemas: perdes autonomia na gestão da tua loja e tens despesas constantes para ter o suporte de um programador.
Para além das 2 razões mencionadas acima, corres o risco de precisar de implementar algo na tua loja online e não teres um programador disponível, o que poderá levar ao atraso de implementação de uma estratégia de marketing na tua loja online.
4) Problemas técnicos com a tua loja online
Existem 2 razões que podem levar um utilizador a abandonar uma loja online: site lento e não otimizado para mobile.
Se achas que a tua loja online é lenta a carregar as páginas, tens claramente um problema e estás a deixar muito dinheiro em cima da mesa. Primeiro porque o Google penaliza sites lentos, segundo porque nos dias de hoje, com internet de Fibra ou 4G, os utilizadores não têm paciência para esperar que uma página demore mais que 2 ou 3 segundos para abrir.
Se a tua loja online não oferece uma boa experiência ao navegar num telemóvel, claramente precisas de renovar a tua loja online. Sabias que mais de 80% do tráfego online é feito através de telemóveis? Se não queres impactar somente 20% do teu potencial público, então é obrigatório renovar a tua loja online.
5) Taxa de conversão baixa – poucas vendas na loja online
Não adianta trazer visitantes para uma loja online se esta não está minimamente preparada para oferecer uma boa experiência ao utilizador e converter visitantes em clientes.
Existem várias razões para uma loja online ter poucas vendas ou uma taxa de conversão baixa, mas definitivamente uma delas é a forma como toda a loja está construída e se oferece uma navegação fácil para quem quer efetuar uma compra.
Se achas que a tua taxa de conversão atual é baixa, poderás ter um problema com o design da tua loja e com a experiência que ofereces aos teus visitantes.
6) Mudança de plataforma e-commerce
As plataformas e-commerce estão em constante mudança e algumas acabam por evoluir naturalmente mais rápido para irem de encontro às necessidade de quem gere um negócio e-commerce. Esta mudança leva muitas vezes os gestores de lojas online a ponderarem mudar a plataforma onde assenta as suas lojas online.
Neste ponto, uma das plataformas que tem crescido cada vez mais no mercado é a plataforma Shopify (podes ver aqui 6 razões para ter uma loja online em Shopify). Então poderá fazer sentido migrar lojas em Woocommerce, Prestashop, Wix, entre outras, para a plataforma Shopify.
Existem outras razões que mostram quando uma reestruturação de loja online é necessária, mas estas são as 6 principais.
Achas que está na altura de remodelar a tua loja online ou migrar o teu negócio para Shopify?
Se acreditas que sim, então eu posso-te ajudar:
Link para: Remodelar a tua loja online em Shopify
Link para: Migrar a tua loja online para Shopify